Guto Ferreira confirma rodízio de atletas 2018.

Assim como a contratação de Guto Ferreira pelo Bahia nesse final de 2017, outro assunto que gerou muitas opiniões divididas no início deste ano foi o rodízio de jogadores implementado pelo treinador entre o Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste. Em entrevista ao programa oficial do Esquadrão, o novo comandante falou um pouco sobre o calendário cheio do futebol brasileiro e como ele analisa isso.

“O esporte de alto nível hoje é muito mais força e velocidade, e muita intensidade de jogo. Se você pegar os calendários europeus, existem para poder se jogar naquela velocidade extrema, com clima ameno, e o clima brasileiro muda conforme a região e você tem viagens o tempo todo continentais quando você está jogando o Campeonato Brasileiro. Aqueles que estão jogando bastante, (na Europa) estão chegando a 60 partidas. O Bahia, se eu não tiver errado, atingiu 70 partidas ou mais nesse ano. O Flamengo atingiu 78, ou 80 e poucas partidas. Ou seja, o percentual a mais é muito grande”, argumentou Guto.

Diante do exposto, o treinador garantiu que, assim como fez no início de 2017, voltará a implementar o rodízio de atletas na temporada de 2018.

“Se você não fizer esse rodízio é meramente desumano você fazer com que o jogador consiga jogar em altíssimo nível 60 partidas no ano. E você praticamente não treina, porque você joga quarta e domingo, então você descansa e joga. Como é que você faz a qualificação da parte física, do sistema de jogo, da parte técnica? Você precisa treinar, precisa repetir. E isso é um planejamento que a gente vai fazendo. Isso evita o desgaste acima e faz com que dentro do planejamento você possa chegar nos momentos primordiais da competição, com o máximo de jogadores numa boa condição de poder brigar da melhor maneira pelos resultados que você lá atrás sonhou, e possa conseguir resultados como a gente conseguiu na Copa do Nordeste, por exemplo”, afirmou o treinador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *