Governador Rui Costa anuncia inauguração do Hospital da Costa do Cacau e realização de concurso público.

 

Governador Rui Costa anuncia inauguração do Hospital da Costa do Cacau e realização de concurso público, em 2018, para contratação de mais 6,8 mil profissionais destinados ao setor de segurança pública

Em entrevista concedida nesta terça-feira (12/12/2017), o governador Rui Costa anunciou a inauguração do Hospital da Costa do Cacau para esta sexta-feira (15/12). Ao comentar sobre segurança pública, o governador anunciou a realização de concurso público, em 2018, para contratação de mais 6,8 mil profissionais.

Confira teor da entrevista

Alexandre Santana: Olá você que nos acompanha em mais uma edição do Digaí, governador. Governador Rui Costa, já são quase três anos de gestão e, mesmo com a crise que a gente tem visto em diversas regiões do país, a Bahia mantém um bom volume de investimentos e concursos públicos, com destaque para a área da segurança pública.

Rui Costa: Até o final de dezembro (31/12/2017), completaremos três anos (de gestão) – e eu tomei um susto com o total de concursados que nós vamos contratar ou já contratamos: 4.345 pessoas foram admitidas e, desse total, 3.421 para a área da segurança pública. E nós temos um concurso que está em fase final de… As etapas finais, e o comandante Anselmo (Brandão, comandante-geral da PM) prometeu que conclui isso até janeiro, e nós teremos mais 2.750 vagas. Então, em quatro anos nós vamos admitir no Estado, para a área da segurança pública, envolvendo a PM, Polícia Técnica, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, 6.859 pessoas. Ou seja, isso significa prioridade absoluta para reforçar o nosso contingente de segurança pública.

Alexandre Santana: Um grande esforço, não é governador?

Rui Costa: É um esforço enorme, e olhe que eu estou falando de um período de forte crise que o Brasil passa. Nunca é demais lembrar que no noticiário nacional o que mais se tem publicado é atraso de salário dos outros estados brasileiros. Não pagamento de benefícios e cancelamento de vários serviços. Então isso mostra o esforço de nossa equipe e o que a gente está fazendo para melhorar a segurança pública e melhorar os serviços na Bahia.

Alexandre Santana: têm novidades sobre a Ponte Salvador-Itaparica?

Rui Costa: Nessa semana o meu vice-governador, João Leão, e o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, estão essa semana toda na China, reunidos com os chineses. Inclusive postaram uma foto no Facebook do Leão como do Bruno, visitando a maior ponte construída pelos chineses, uma ponte de 56 quilômetros sobre o mar. E eles tiveram e fizeram a fotografia lá nessa ponte e postaram aí no Facebook, mas eles já devem retornar com novidades, porque as empresas já mandaram várias missões aqui e estão por apresentar a proposta final deles, e em breve a gente vai ter – eu espero – novidades sobre isso.

Alexandre Santana: E na sexta-feira tem mais uma entrega importante na área da saúde, desta vez na região sul, com a inauguração do Hospital da Costa do Cacau, em Ilhéus.

Rui Costa: Faremos uma visita acompanhados dos prefeitos e da imprensa, às 8h, exclusiva para prefeitos e a imprensa, e a tarde, às 16h, nós vamos fazer a solenidade, o ato de inauguração do hospital. É um hospital importante, mais de 200 leitos, vai fazer aí para a região do cacau todos os procedimentos de alta complexidade, e com isso nós vamos aumentar a quantidade de atendimentos e melhorar em muito a qualidade. Porque o (hospital) Luiz Viana não respondia mais ao crescimento da população da região. E o atual Hospital Luiz Viana vai passar por uma grande reforma e vai ser transformado numa maternidade, uma unidade materno-infantil para a região inteira. Partos de alto risco serão feitos no Luiz Viana, que passará – repito – por uma grande reforma. Nós estamos finalizando o projeto e a gente deve estar licitando o mais tardar em janeiro e iniciando a obra, com certeza até março, de recuperação e reforma geral do Luiz Viana. Então Ilhéus ganha um hospital novinho, e a região inteira – Itabuna e todas as cidades – e também faremos uma grande reforma no Luiz Viana, que passará a ser uma unidade municipal materno-infantil, atendendo a toda população.

Alexandre Santana: E o novo hospital já vai ser inaugurado com uma grande ação, governador?

Rui Costa: E queria chamar a atenção aí de todos os secretários de saúde, todos os prefeitos da região sul, do baixo sul, da microrregião de Itapetinga, que esta semana nós estamos realizando na cidade de Ilhéus o chamado pré-operatório, ou seja, nós estamos realizando o Mutirão de Cirurgias. Até domingo nós estaremos realizando os exames para as pessoas que vão se submeter às cirurgias. No domingo a cirurgia já começa. Nós já chegamos aí a quase 14 mil cirurgias feitas no Mutirão e é um sucesso total, e graças a Deus nós estamos zerando a fila de cirurgias e atendendo a população. Então você que é secretário de saúde, que é prefeito ou prefeita aí da região, entre em contato com a Sesab e vamos programar para aproveitar e já inaugurar o Hospital da Costa do Cacau a partir do domingo. Sexta é a inauguração formal, a solenidade, mas a inauguração de fato será com a realização das cirurgias a partir de domingo. As cirurgias já serão feitas no Hospital da Costa do Cacau, na cidade de Ilhéus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *